A Hipnose Ericksoniana é um método de hipnose, que utiliza da técnica das sugestões indiretas, e que foi criada pelo psiquiatra e psicólogo americano Milton H. Erickson.
Quando falamos de hipnose, você acaba remetendo a hipnose clássica, em que existe uma autoridade do hipnoterapeuta em relação ao paciente. Mas, Erickson descobriu que se comunicar com o paciente por meio de uma conexão saudável, com convites, sugestões indiretas e metáforas é a melhor forma para ampliar a conexão com o inconsciente. Nada é uma regra ou ordem direta, tudo é um convite.
A Hipnose Ericksoniana trata cada pessoa como INDIVÍDUO ÚNICO, sendo assim, cada tratamento é feito de forma personalizada, respeitando as situações de cada paciente em seu transe hipnótico. Erickson entendia que as pessoas têm as ferramentas necessárias para superar suas próprias dificuldades, embora na maioria das vezes elas não saibam disso ou não tenham consciência de suas próprias virtudes.
Milton Erickson
A linguagem do Milton Erickson é a linguagem da alma, da conexão, da igualdade. É a capacidade de se conectar tão profundamente com alguém, criando vínculo e gerando confiança. É a linguagem verdadeira entre dois seres humanos.
A hipnose é um estado de transe, em que as pessoas estão conscientes o tempo todo.
O transe convida a mente a pensar e a criar, dando às pessoas maneiras de compreender, em diferentes níveis, formas de fazer as pazes com os problemas e dores da vida.
São nos estados de transe que ocorrem as nossas mais profundas aprendizagens, reaprendizagens, reprocessamentos e evolução pessoal.
O transe nos conecta com a nossa sabedoria interior.
A Hipnose Ericksoniana pode capacitar cada um de nós a conseguir tudo isso e muito mais.
A cura se dá pelo inconsciente do paciente que, sem perceber, encontra o caminho da cura por meio de sugestões, diálogos e metáforas.